Posso responsabilizar meu franqueador pelo meu prejuízo?
Todo negócio dá dinheiro.
A gestão é o principal fator para um negócio dar lucro ou prejuízo.
A franquia, via de regra, tem que ter o "know-how" ou "expertise"suficiente do negócio para repassar esse conhecimento aos seus franqueados, incluindo o conhecimento de gestão.
Isso aumenta sua chance de obter sucesso!
Mas é muito importante entender que a operação do negócio e o sucesso deste é responsabilidade do franqueado.
A franquia só lhe dá uma força extra em experiência, mas a operação dessa experiência é de total responsabilidade do franqueado.
Portanto se seu negócio é uma franquia e não deu certo, a possibilidade de você responsabilizar o franqueador é remota.
Mas em alguns casos você pode, sim, responsabilizar seu franqueador. Isso pode ocorrer em algumas hipóteses, como:
a) quando há promessa de lucratividade. Alguns franqueadores, na hora de vender sua marca, prometem lucros reais em valores ou em percentuais.
E muitas vezes esse lucro não dependerá somente do trabalho do franqueado ou da marca e know how do franqueador, mas sim da localização, da praça comercial e etc.
b) Quando há inadimplemento de alguma obrigação contratual por parte do franqueador.
Uma vez vi um caso de uma franquia que, ao ajudar o franqueado a escolher o ponto, o fez por "telefone".
A loja foi um tremendo fracasso.
Ficou nítido que, apesar da obrigação da assistência à escolha do ponto comercial, o "vendedor" só se importava com o fechamento do contrato e não com o sucesso da operação.
Esses são dois exemplos, mas existem várias situações onde o franqueador é, sim, passível de ser responsabilizado pelo prejuízo enfrentado pelo franqueado.